Alimentação e Nutrição Educação Infantil

EAN: “Comendo bem pra viver melhor” e Autosserviço EMEB Prof°. Cláudio Fernando dos Santos

Avatar
Escrito por Eduardo Neto

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) elaborada pela Nutricionista Natália Coelho foi realizada com os estudantes matriculados na pré-escola, no período da manhã participaram 27 crianças e no período da tarde participaram 19 crianças.

Através da Avaliação Nutricional realizada nas escolas municipais em 2025, observou-se uma necessidade de Projetos de EAN para conscientizar as crianças sobre Alimentação Saudável. A estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. 

As ferramentas lúdicas de acordo com a faixa etária atendida .As atividades lúdicas não só contribui para uma alimentação mais saudável, como também tem uma série de outros benefícios, como: • Prevenção de doenças; •Aprendizado prático; •Promoção de hábitos alimentares saudáveis; •Sustentabilidade ambiental •Nutrição balanceada.

Na pré escola, foi realizado perguntas para estimular a reflexão: •De onde vem a comida? •Qual a diferença entre alimentos que fazem bem e os que fazem mal? •Por que precisamos comer frutas, verduras e legumes todos os dias? •O que acontece se a gente só come doces e salgadinhos? 

Após a reflexão, foi realizada a atividade utilizando um pratinho colorido com os 5 grupos alimentares: carboidrato, proteína vegetal, proteína animal, hortaliças, verduras e frutas, onde as crianças realizaram a montagem dos pratos.

Ao término da atividade, as crianças foram comunicadas que na hora do almoço eles mesmos iriam se servir sob meu apoio e da equipe escolar pedagógica.

O autosserviço é um modelo de distribuição de alimentação em que estudantes podem servir a sua própria comida no momento da refeição. Esse sistema ajuda a desenvolver a autonomia e o autocuidado, sendo uma ferramenta útil para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Permite também a valorização dos aspectos socioculturais da alimentação e da convivência, além de contribuir para a redução do desperdício de alimentos nas escolas.

Após a conclusão do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional com os alunos participantes, a escola recebeu um Certificado de Participação.

Sobre o autor

Avatar

Eduardo Neto

Comentar