Dia a Dia EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA Educação Infantil Ensino Fundamental

Educação antirracista e direito à leitura marcam a programação formativa do dia 31 de janeiro.

Avatar
Escrito por Eduardo Neto

No dia 31 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma importante ação formativa voltada aos profissionais da rede, reafirmando o compromisso com a equidade, o direito à leitura e a construção de uma educação antirracista desde as infâncias. As atividades ocorreram na FATEC Franco da Rocha, no período da tarde, das 13h30 às 17h.

Os gestores participaram da conferência “Construindo a educação antirracista para as infâncias – conceitos e temas urgentes da educação antirracista”, conduzida por Rafael Fernando da Silva Santos Fitipaldi, professor da rede municipal de São Paulo e pós-graduado em direitos humanos, relações étnico-raciais, gênero e diversidade. A abordagem enfatizou a urgência de práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social, a valorização das identidades e o enfrentamento das desigualdades raciais no cotidiano escolar.

Coletivo Onças do Juquery

Encerrando a programação, a educadora e pesquisadora Sheila Perina de Souza conduziu a palestra “Brincadeiras africanas e literatura negro-afetiva na educação para as relações étnico-raciais”. Autora do livro As Brincadeiras Africanas de Wiza e co-idealizadora do projeto Ludere AfroLúdico, Sheila compartilhou experiências que integram cultura, literatura e brincadeiras como estratégias potentes para a promoção de uma educação antirracista, sensível e conectada às infâncias.

A ação formativa integra o conjunto de iniciativas da Secretaria de Educação voltadas à formação continuada dos educadores, fortalecendo práticas pedagógicas que reconhecem a diversidade, garantem direitos e contribuem para a construção de uma escola mais democrática, inclusiva e comprometida com a equidade.

Sobre o autor

Avatar

Eduardo Neto

Comentar