Musicalizar é tornar a criança mais sensível aos sons, estimulando o contato com o mundo musical e, fazendo com que ela tenha um olhar afetivo e uma perspectiva criativa dos sons que estão ao seu redor.
Dessa forma, podemos afirmar que a musicalização é a pré-escola da música, que busca ampliar os conhecimentos musicais das crianças de uma forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação. Contudo, é preciso que a musicalização seja estimulada em todo o convívio social, começando em casa até chegar na creche/escola. Isso por que a musicalidade na primeira infância depende da vivência musical.
Nosso auxiliar de educação Leonardo Domene, tem um contato mais direto com a música, pois tem uma banda de rockabilly. Ele nos deu o prazer de ouvi-lo tocar e cantar para e com as crianças. Apresentou o violão, despertando o interesse delas que observavam com a boca aberta. Alguns até quiseram tocar junto com ele. Outros pediam suas músicas favoritas. Foi um dia e tanto, pois ele tocou em todas as salas da creche.
É perceptível como as crianças interagem muito mais com músicas, e seu vocabulário aumenta a cada nova música que aprendem a cantar. Alguns não conseguem pronunciar uma frase inteira, mas conseguem cantar a música do Pintinho Amarelinho perfeitamente.
Estimulá-los é um dos nossos principais objetivos, e não há estímulo melhor do que a musicalização na primeira infância.