Dia a Dia

Conquistas e expectativas se cruzam num encontro de começo de ano

Iniciamos nosso ano letivo com a recepção aos  professores e funcionários no dia 1º de Fevereiro com uma dinâmica que fez o grupo se apressar ao falar ou diminuir o ritmo da apresentação.

A dinâmica utilizada foi do fósforo, que ao ser aceso a pessoa deveria se apresentar contando um pouco da sua trajetória profissional e de sua vida particular, devendo parar de falar somente quando o palito se apagasse.

Utilizamos essa dinâmica por acreditar que: dinâmicas de grupo são utilizadas para integrar e reunir pessoas em prol de uma atividade com o objetivo de passar um ensinamento, confraternizar, preparar seus integrantes para os desafios constantes da profissão.

Em seguida continuamos com a brincadeira do quebra gelo e as pessoas deveriam repetir alguns movimentos, e nesse momento observamos que a alegria, a diversão, tomou conta de todos e garantiu a alegria no ambiente, tornando o momento descontraído e proporcionando uma interação entre o grupo esperado pela gestão.

Dando continuidade na atividade lançamos algumas questões para o grupo e em meio a reflexão da escola que temos e a escola que queremos, ao qual nossos professores elencaram seus anseios e expectativas para esse novo ano, descrevendo em uma palavra para posterior argumentos.

Os professores e funcionários que já estavam em nossa escola no ano anterior, puderam compartilhar com os demais, os avanços e conquistas da nossa Unidade Escolar.

E para reconhecimento do nosso trabalho pontuaram a questão da escola ser acolhedora, alegre, equipe unida, estar em construção, companheirismo. Por outro lado os professores recém-chegados apontaram suas expectativas e elencaram o que gostariam de encontrar em nossa Unidade Escolar: parceria, equipe, acolhimento e tranquilidade para trabalhar. E nesse clima de esperança e motivação iniciamos o ano letivo com garra e vontade de transformar o ensino e aprendizagem de nossos alunos a partir de 2019.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Ministro Paulo Renato

Comentar