A professora Giseli, do programa “Franco Educa Mais”, realizou no último mês, dia 19, uma roda de conversa para despertar a curiosidade dos pequenos e instigá-los a participar da atividade de desafio da tarde.
O desafio era a construção de um pião com palitos e a produção de um texto instrucional.
No primeiro momento a professora apresentou os palitos e disse que iriam construir algo. Ela deixou que todos falassem, fazendo suposições, do que iriam realizar nesse momento com o material oferecido.
Esse primeiro passo faz parte da roda de conversa que a professora utiliza como estratégias para levantamento do conhecimento prévio dos alunos, no desenvolvimento das atividades que organiza.
Em seguida, ela explicou os passos repassando as orientações e assim, passo a passo, puderam produzir o texto para acompanhamento de quem fosse construir um pião. Na atividade, utilizaram palitos de churrasco, tiras de papéis coloridos e cola.
Todos com a mão na massa construíram o brinquedo proposto pela professora e o texto a ser seguido na construção do brinquedo.
E dando continuidade na tarde de brincadeiras construídas pelos alunos, a professora apimentou ainda mais à tarde dos baixinhos, propondo mais uma atividade: a tão famosa bolinha de gude.
Ela realizou a roda de conversa e apresentou junto aos alunos a variação do nome do brinquedo em diversos lugares; e os alunos aprenderam que na Bahia chama bita, e em Alagoas se chama ximbra, entre outros nomes.
Os objetivos da atividade para o dia de hoje foram alcançados pela professora, onde deveriam oralmente organizar os materiais necessários para a produção de um brinquedo e produzir o texto instrucional, por escrito, para que todos acompanhassem as orientações de como fazer um pião.
Ela ressaltou ainda outros objetivos que as atividades proporcionaram no desenvolvimento das crianças:
- Desenvolver a coordenação motora fina, já que nas duas brincadeiras eram necessários movimentos específicos das mãos.
- Desenvolver a oralidade utilizando de palavras adequadas para explicar a atividade, facilitando a compreensão de quem ouve.
- Desenvolver estratégias e atenção de jogo.
A professora falou sobre a participação ativa das meninas na disputa das partidas, momento que envolveu toda a garotada nas brincadeiras e na atuação de suas aprendizagens, num momento lúdico e descontraído.