Com o objetivo de estabelecer aproximações de noção matemática presente no cotidiano das crianças como contagem, relações espaciais e reconhecer os números, propomos a atividade de roda matemática, pois brincando, jogando, cantando e ouvindo história, as crianças estabelecem conexões entre seu cotidiano e a matemática. Também estabelecem conexões entre a matemática e as demais áreas.
Pensando nisso, realizamos na área externa da Emeb José Mauro, atividade de adição em roda cantada, com bambolês.
A atividade foi realizada no dia 07/08 com a turma do NB II B, em que as crianças brincavam de roda ao redor dos bambolês, cantando a seguinte cantiga:
1, 2,3 vou cantando e aprendendo, na roda matemática você fica sabendo, 4,5,6 vamos todos calcular, 7,8,9 o que a pro vai falar.
A professora fala 3 mais 3 quanto é?
As crianças colocavam o pé dentro do bambolê com o número correspondente.
Foi nítido a alegria no rostinho de cada criança, tivemos que realizar a atividade várias vezes, pois eles não se cansavam de brincar.
A atividade foi um sucesso e todos se divertiram.