Na última sexta-feira (16) de agosto, os alunos da Emeb Maria Aguilar Hernandez tiveram uma experiência de cidadania e tecnologia.
Os mais de 650 alunos participaram da eleição do grêmio estudantil com direito a propostas, debates, mesários, fiscais e até urna eletrônica.
A votação foi realizada em um simulador de urna eletrônica adquirido pela unidade escolar.
O coordenador Marcos Paulo Dias teve a experiência em outras escolas, onde realizaram a eleição desta forma, e o mesmo relata que o intuito deste procedimento é aproximar da realidade, já que a escola sempre utilizou o método de eleição por papel e apuração manual.
Segundo a diretora, Andréia Udvari, e a vice-diretora Luzia Francisco, todas as escolas têm o grêmio estudantil constituído, porém, o nosso diferencial foi a maneira como realizamos a eleição, de forma inovadora, envolvendo os pais, a equipe escolar com debates, tornando os alunos ainda mais protagonistas na decisão, exercendo seus direitos e conhecendo seus deveres.
Concorreram três chapas: Mundo Jovem 01, Face – Fazer acontecer com eficiência 02 e a Chapa dos Jovens 03, onde tiveram um tempo significativo para realizarem suas convenções partidárias, definirem propostas e campanha eleitoral.
Dentre muitas propostas, as que mais se destacaram foi a retomada da horta da escola, cantinho da leitura e campeonato de futebol entre as séries.
A equipe gestora convidou alunos para atuarem como fiscais e mesários. Eles fiscalizaram e organizaram filas, ordem de votação, colheram assinaturas e também eram responsáveis em entregar ao eleitor seu comprovante de votação e acompanharam a impressão das zerésimas comprovando então a lisura durante todo o processo.
A urna eletrônica ajudou a aproximar os alunos da realidade do nosso atual processo eleitoral, eles digitavam utilizando dois dígitos para escolherem a chapa e após confirmavam, quando a urna emitia um barulho sonoro da “urna tradicional”, automaticamente era computado seu voto.
Os alunos aprovaram a novidade e já se sentiam ansiosos pelo resultado que se deu no mesmo dia, às 17h, também de forma automática, onde imediatamente já comprovava a vitória da Chapa Face – Fazer acontecer com eficiência, com 46,07% – 281 votos.
A eleição teve a duração de 09:37h e o simulador computou 610 votos.
Esta atividade realizada marca o pontapé inicial para o incentivo de novas ações dos alunos. Esse foi o primeiro ato cívico deles de grande importância, e da forma que foi realizada, estimula a consciência para o futuro que começa agora.