Dia a Dia

Dando Asas à Imaginação

DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO

Aprenda uma nova língua

Talvez volte a estudar

Tome mais banhos de chuva

Deixe a vida lhe banhar.

Pule muros e barreiras

Crie novas brincadeiras

Poesia que transforma: Bráulio Lessa.

Quando refletimos sobre a capacidade criadora, imaginária e transformadora das crianças na primeira infância, especificamente nos anos iniciais, de 0 a 5 anos e na relação das crianças com o imaginário, esse desenvolvimento através das brincadeiras, pois para as crianças o brincar é um momento mágico, no qual podem se expressar, ser livre, criar, transformar, enfrentar desafios e superar os obstáculos.

Segundo Albert Einstein a imaginação é mais importante do que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

A criança é naturalmente um ser brincante, gosta de andar descalços, tomar banho de chuva, ter contato com água, terra e diferentes objetos e nesse contexto tudo se transforma.

Crianças criam seus próprios brinquedos a partir dos materiais que lhe são oferecidos e do ambiente ao qual está inserida. Uma caixa, por exemplo, se transforma em avião, robô, navio, foguete, trem etc.

Nas brincadeiras de faz de conta, o imaginário se mistura com a realidade, dialogam, resolvem conflitos, produzem e interagem com diferentes culturas.

Nesse sentido, a escola tem um papel muito importante em oportunizar experiências desafiadoras que desenvolvam as crianças integralmente (físico, motor, social, emocional e o cognitivo). Dessa forma a autonomia, respeito ao outro, solidariedade, afetividade, entre outros, são desenvolvidos nas crianças de forma natural e interacional em vivências de experiências nas quais as crianças possam explorar os espaços, brincar livremente, cantar, dançar, dramatizar, contar e recontar histórias, pintar, desenhar, correr, pular, rolar, subir, descer, desenvolver-se de forma integral e integrada, interagindo com as crianças, com os objetos e com o meio.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Ida Maria Fanchini

Comentar