A partir das atividades com experiências, as vivências ao redor da criança se tornam mais claras, com objetivos específicos.
Histórias, artes, ciências, geografia, matemática e português, todas essas matérias têm em comum conhecimentos que são integrados ao nosso dia a dia na escola e na sociedade.
Para essa semana, a professora trouxe uma sequência de atividades com histórias, degustação do morango e experiências da gelatina.
Para dar início a sequência, a professora do Nível II “A”, Andreia Taveira, apresentou para sua turma o livro: O grande urso esfomeado.
As crianças representaram os elementos da história com massinha, (a critério). Em um outro dia degustaram morango, noutro conheceram a gelatina de morango e depois conheceram outros sabores e cores.
As sequências didáticas são uma oportunidade para se trabalhar um mesmo conteúdo sob diversos olhares, pois introduzir o tema através de imagens, vídeos ou brinquedos ajuda o professor a identificar os conhecimentos prévios das crianças.
Sabemos que em qualquer temática podem ser trabalhados temas interligados, ou seja, uma matéria a outra, e para educação infantil, principalmente, esse é um fator bastante importante para desenvolvimento da criança de forma aproveitável e integrada, pois um tema pode levar a vários caminhos, de acordo com os interesses das crianças. Trabalhar com interdisciplinaridade gera aprendizados mais amplos.
Assim, tomando o tema “gelatina”, a professora teve a oportunidade de ampliar os conhecimentos.
Então podemos trabalhar da seguinte forma: como surgiu a gelatina, por exemplo (história), cores; podemos cortar a gelatinas em formatos de triângulo, retângulo, quadrado? (artes); quanto o animal que é feita a gelatina, onde vive, por exemplo (ciências); em que País surgiu a gelatina (geografia); em quantas cores podemos encontrar a gelatina, medidas (matemática); e, por fim, tudo o que for acrescentado, estudado e apresentado, ampliação do vocabulário (português).
Assim, se constitui os aprendizados dos nossos alunos, garantimos o aprendizado, o conhecimento e o tempo da criança.
Aliás, o tempo, cada criança tem o seu e com passos curtos chega-se ao conhecimento.