Dia a Dia

A parceria entre escola e família na construção do parque sonoro

No começo, com a proposta do Parque sonoro, não era plausível o modo de construção. Visto que,  é novidade para a escola e os familiares. Contudo, no decorrer da elaboração foi perceptível que não seria um “bicho de sete cabeças”.

Com isso, foi reutilizado os espaços que não estava em uso e os materiais, como tampinhas de garrafa, cano PVC, curva, conduíte, pote de iogurte, panela, colher e tampas de garrafa pet, foram arrecados pela comunidade envolvida no projeto.

Os educadores empenharam-se em todo o processo e a cada semana algo novo surgia. Após alguns dias a tarefa foi finalizada, estava tudo lindo e colorido.

Considerando a aprovação dos alunos, a etapa mais difícil, os educadores ficaram ansiosos pela reação dos pequenos, que  ficaram encantados com o Parque sonoro finalizado. Alguns deles quiseram ir direto explorar os instrumentos pendurados, já os outros preferiram as panelas e os telefones de conduítes, assim descobriram sons, criaram brincadeiras e reproduziram experiências usando a própria imaginação.

Por fim, as professoras no Horário de Trabalho Coletivo (HTPC) relataram algumas experiências: 

  • Emanuelle pegou um chocalho e contou “um, dois, três” e outras crianças seguiram ela balançando os chocalhos. (Multisseriada I-A)
  • De início eles brincaram de fazer comidinha com as panelas e colheres, depois eu fiz bastante barulho  para mostrar as possibilidades e então todos começaram a bater e descobrir os diferentes sons. (Nível I-B)
  • Eles gostaram bastante do telefone de conduíte eles chegam e já correm direto para os instrumentos! (Nível I-A)
  • As crianças gostaram muito de brincar no parque sonoro, bateram tampas e panelas, balançaram os chocalhos fazendo muito barulho, usaram as panelas e colheres para brincar de comidinha e um chocalho virou tempero e a panela um caldeirão de sopa. (Maternal I-A)
  • Gabriel Adrian fez uma bateria utilizando a colher e duas tampas no chão, batendo mais forte e mais fraco (Berçário I-A)
  • Benjamin pegou uma colher e falou que estava tocando flauta (Maternal II-B)
  • Isaac, Jhonathan e Nicollas estavam fazendo ovo mexido usando algumas panelas e bolinhas. (Nível II-A)

Sobre o autor

Avatar

EMEB Jose Seixas Vieira

Comentar