O 26º Batalhão de Polícia Militar preparou uma comemoração ao Dia das Crianças que vai ficar na memória, daqueles que participaram por um bom tempo. Enquanto ensinam sobre a prevenção, o combate às drogas e violência, nossos policiais se preocupam também em dar alegria aos pequenos.
Quarenta e três crianças, alunos dos quintos anos da EMEB Palmiro Gaborim visitaram o batalhão da polícia no último dia 25/10. Essa foi chamada pelo Cabo Pedro de “uma aula especial”, pois, sendo fora da sede, pôde demonstrar às crianças como a companhia trabalha.
Os alunos já aguardavam esta visita para conhecer e sentirem-se mais próximos da polícia enquanto agentes de proteção, da ordem e segurança.
Saímos da EMEB por volta de 8:50 da manhã e ao chegarmos ao batalhão (localizado dentro das dependências do Hospital Juquery), fomos recebidos com música e animação pelos soldados que já aguardavam a chegada da escola.
Cada grupo de 4 alunos teve a oportunidade de fazer um breve tour nas viaturas e caminhão do Corpo de Bombeiros. As crianças não conseguiam esconder a emoção por poder fazer parte de um pedacinho da rotina dos policiais e sair numa “perseguição em alta velocidade”; emoção pura, porém com toda a segurança.
Após o passeio nas viaturas, as crianças foram convidadas a se divertirem nos brinquedos infláveis. E como não faltavam atividades, foram direcionados a uma apresentação de cães treinados para encontrar entorpecentes ou auxiliar nas abordagens mais difíceis.
Os cães Ajax e Killer fizeram a simulação de como encontrar substâncias escondidas e mais uma pequena demonstração de como se portam numa abordagem em que há resistência por parte do civil. O que mais agradou aos pequenos foi a aparição do cão Jedi, um enorme e dócil animal que, com certeza, abraçaria a todos se pudesse, mas, devido ao seu tamanho, a opção mais segura foi passar-lhe a mão pela cabeça.
Após a apresentação do canil, a próxima atividade foi feita no auditório: uma apresentação de balé e de som de viola que contou com a participação de nosso aluno João Pedro, que aproveitou a oportunidade para dividir conosco seu talento. Em seguida, as crianças receberam o boneco Bilu, símbolo da ONG que trabalha com a prevenção aos casos de pedofilia.
Como última atividade, o lanche especial provocou o encantamento de todos. Uma criança se emocionou e disse: “Nunca imaginei que a polícia tomasse sorvete”. Para encerrar, na saída, os alunos foram agraciados com brinquedos e um saquinho de doces.
Tudo o que as crianças querem agora é voltar e poder caminhar com mais tempo pelo batalhão, para conhecer, conversar e participar do cotidiano daqueles que já admiravam antes, e agora mais ainda.
Ao 26º Batalhão nosso muito obrigado. Esse dia foi mais que especial!!!