A música na Educação Infantil é essencial no desenvolvimento da criança de uma maneira geral, pois com ela a criança tem a possibilidade de se expressar verbalmente, artisticamente e de várias outras formas. É possível também despertar na criança a capacidade de imaginar, criar, compartilhar e interagir com os demais colegas e com o mundo ao seu redor.
Segundo a autora Teca Alencar de Brito, em seu livro Música na Educação Infantil – Propostas para a formação integral da Criança: “O modo como as crianças percebem, apreendem e se relacionam com os sons, no tempo-espaço, revela o modo como percebem, apreendem e se relacionam com o mundo que vêm explorando e descobrindo a cada dia.”
A escola é a extensão e um instrumento que a criança usa para conhecer e se relacionar com o mundo no qual está inserida. Assim, torna-se indispensável o trabalho com a música na Educação Infantil. A musicalidade deve estar presente no dia a dia e na rotina escolar, com isso o professor tem papel fundamental neste processo, pois ele garante uma boa elaboração da atividade e também o seu sucesso, e fim de que todos alcancem os objetivos propostos.
Teca Alencar também aborda este tema em seu livro: “Nesse sentido, o professor deve atuar – sempre – como animador, estimulador, provedor de informações e vivências que irão enriquecer e ampliar a experiência e o conhecimento das crianças, não apenas do ponto de vista musical, mas integralmente, o que deve ser o objetivo prioritário de toda a proposta pedagógica , especialmente na etapa da Educação Infantil.”
A partir disso, nossa unidade escolar, procura proporcionar, diariamente, as nossas crianças atividades com música e dança que permitam o desenvolvimento corporal, artístico e oral. Isso garante aos pequenos a possibilidade de enxergar a música como forma de expressão e também como um instrumento riquíssimo de formação integral do individuo.
Deixe um comentário