Mais um sábado para reunir a família e fazer algo inusitado e refrescante: sorvete e sarau.
No dia 23 de novembro, as famílias dos estudantes da EMEB Palmiro Gaborim foram convidados a prestigiar o nosso 1º Sarau “Liberte o leitor que há em você”, encerramento de um trabalho sobre leitura e escrita de diversos gêneros textuais.
A tarde foi dedicada à leitura e apreciação de apresentações musicais elaboradas por professores e alunos. As apresentações faziam referência aos temas escolhidos pelas diversas séries, desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
O trabalho realizado em aula fez as turmas percorrerem o mundo da leitura através de diversos gêneros, sendo que algum deles deveria ganhar maior destaque para que as produções pudessem tomar forma. Cada turma elegeu seu gênero favorito e assim desenvolveram trabalhos de leitura, pesquisa, produções, declamações, ilustrações de variadas maneiras e ensaio das apresentações. Entre poemas, cordéis, fábulas, contos de mistério, curiosidades, ilustrações, xilogravuras e até dança moderna, os familiares puderam apreciar cada detalhe dos trabalhos que foram desenvolvidos com maestria pela comunidade escolar.
Cada série dispôs de um tempo para ler e apresentar aquilo que produziram, seja individual ou em conjunto, e a cada produção lida e apresentada percebia-se o encantamento que deixavam nos ouvintes.
Para acompanhar a leitura dos textos, houve a venda de saborosos picolés, em vários sabores, que fizeram a alegria da criançada e dos adultos também.
Finalizando a tarde, tivemos a participação da Cia de dança Yuquery, liderada por Fábio Dasher. A companhia trouxe a história de nossa cidade em forma de dança. O espetáculo intitulado “Nossa Franco Nossa Rocha” fez uma linha do tempo sobre a história da cidade Franco da Rocha, desde a passagem histórica dos bandeirantes, construção da ferrovia, criação do hospital psiquiátrico, até os dias mais atuais, trazendo elementos e personagens já tão conhecidos dos munícipes.
Podemos dizer que neste sábado nossa aula foi inusitada e muito agradável, graças a esta comunidade escolar que soube apreciar e abrilhantar este evento feito com amor e por amor.