Nós, da EMEB Nair de Sene Fróes, temos feito o possível para manter o contato e o vínculo com as famílias de nossos alunos. Perguntamos como tem sido esse momento em casa com as crianças e recebemos muitos relatos das famílias nos contando sobre o momento delicado pelo qual estamos passando e como é estar em casa com as crianças.
Seguem alguns relatos:
Relato da mãe dos alunos Gustavo (maternal 2) e Giovana (1º ano)
“Eu tenho vivido momentos muito legais com meus filhos. Tenho conversado, contado histórias, assistimos muitos desenhos e temos tido muitos abraços.
Trabalhei fora a vida inteira e agora estou tendo tempo para viver a maternidade. E principalmente alinhar a educação deles. Tenho mostrado os vídeos que vocês postam no grupo e eles falam dos amiguinhos que veem, e o bom é que eu tenho entendido mais sobre o dia a dia deles na escola.”
Relato da mãe do aluno Miguel do 1º Ano A
“Ele está reagindo bem, levando em conta as circunstâncias. Eu expliquei o momento delicado que estamos vivendo, ensino a lavar as mãos direitinho.
Como ele gosta muito de assistir desenhos, tenho procurado os que são educativos; também elaborei algumas atividades. Fiz também um jogo de letrinhas com o alfabeto, a gente tira a letra e ele fala alguns objetos ou nomes com aquela letra. Temos tido também muitas brincadeiras como esconde-esconde, jogar bola, dança e etc. E assim vou fazendo com que consiga ter momentos prazerosos.”
Sabemos que o momento pelo qual estamos passando não é fácil, porém precisamos de alguma forma tirar desse momento algo de bom. E o melhor sempre será o amor, a família, o respeito e a empatia.
(…) Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (…). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos. (Paulo Freire)