Dia a Dia

Explorar vivências, produzir memórias!🥰

Valorizar a história e memórias das crianças contribui para a construção da sua identidade. E, com o propósito de promover e incentivar o compartilhamento de experiências, as turmas dos 2º anos B e E, da Emeb Paulo Cardoso de Azevedo, do Monte Verde, trabalharam o tema Marcos de Memória Materiais/Imateriais, durante o 2º bimestre.

Os professores Bárbara e Wilkerson apresentaram atividades e propostas para que as crianças desenvolvessem e identificassem os tipos de marcos de memória. Uma das ferramentas utilizadas foi o livro Colcha de Retalhos, de Guilherme de Araújo Fernandes, que proporcionou a reflexão sobre a importância dos objetos materiais e a valorização das histórias e lembranças que estão relacionadas a eles.

Foi organizada também uma leitura em volta da fogueira para que os alunos lessem e compartilhassem memórias marcantes de seus familiares. A atividade permitiu que eles percebessem como as histórias e lembranças podem ser transmitidas de geração em geração.

Por fim, foi realizada uma exposição com objetos – considerados especiais pelas crianças – trazidos de casa como lembrança significativa da infância. A ação fez com que os alunos criassem conexões entre suas memórias materiais, uma vivência maravilhosa compartilhada com os colegas que – além de ser prazerosa – contribui para a construção de suas identidades.

Houve muito envolvimento no projeto: de pais, professores e equipe da escola. Fato que tornou a viagem ainda mais rica e inesquecível.🤗

Sobre o autor

Redação - Secretaria da Educação

Redação - Secretaria da Educação

Comentar