Dia a Dia

Ahh, pronto! Nossos alunos foram premiados nas categorias Desenho e Conto.👏🏼👏🏼 🥰❤️

A comunidade da Emeb Adamastor Baptista, do Pouso Alegre, está feliz e orgulhosa. E ela tem motivos para isso: a escola teve dois representantes na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola e ambos foram premiados. Os trabalhos dos alunos Pedro Henrique Magalhães da Silva e Carlos Henrique Castelo Branco de Oliveira, do 5° ano A, da professora Valéria, ficaram com a 2ª e 3ª colocação em suas categorias, Desenho e Conto, respectivamente.

A premiação foi realizada na semana passada. Os alunos, vencedores da etapa municipal, participaram com suas produções maravilhosas sobre o “Combate ao Trabalho Infantil”, tema de 2023. Promovido pelo Ministério Público do Trabalho, o concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas públicas de todo o país.

O desenho do Carlos Henrique, Trabalho Infantil na Reciclagem, retrata, de forma brilhante, a triste realidade das milhares de crianças brasileiras que trabalham nos aterros sanitários. Fora da escola, diariamente, elas sonham com uma vida melhor, na qual teriam seus direitos assegurados, com uma infância sem responsabilidades, cheia de brincadeiras, risos e alegria.

O conto Chega de Trabalho Infantil, do Pedro Henrique, por sua vez, fala da história do menino Joãozinho, que trabalhava em um lixão próximo à sua casa para ajudar os pais no sustento da família. Após um acidente, ele precisou ir ao hospital para cuidados médicos. A partir deste dia, viu sua vida mudar com o auxilio da médica e de uma assistente social. O garoto voltou para a escola e resgatou sua infância e sonhos. Infelizmente, no entanto, a vida de outros milhares de ‘Joãozinhos’ pelo Brasil continua sendo a triste realidade do trabalho infantil.

Os trabalhos dos dois alunos, assim como de outros estudantes da cidade, merecem destaque e reconhecimento. Pelo talento, criatividade e por toda a reflexão que trazem sobre o tema. Na premiação estadual, a Emeb Adamastor Baptista estava representada também pelo diretor da escola Leonardo, os pais das crianças, a coordenadora Sandra, e a gestora de setor Andreia Bruno.


Aluno Carlos Henrique Castelo durante criação do trabalho, que concorreu ao Prêmio na Categoria Desenho
Aluno Pedro Henrique retratou o resgate da infância e sonhos na sua produção

Sobre o autor

Redação - Secretaria da Educação

Redação - Secretaria da Educação

Comentar