Para falarmos dessa atividade, seguimos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o livro O trabalho do professor na educação infantil, que ressaltam a importância de proporcionar às crianças atividades que promovam as expressões corporais, artísticas, de linguagem entre outras. A professora Luciane Telles realizou com as crianças a atividade de circuito com obstáculos.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. “As atividades que desenvolvam expressão motora e modos de perceber seu próprio corpo”.
“Tendo o movimento como foco, o professor propor desafios corporais adequados às competências motoras de seu grupo de crianças, de modo que elas possam percorrê-los com relativa autonomia e assim experimentar e exercitar suas competências motoras e de orientação espacial, sempre de modo a ampliá-las, o que torna as atividades prazerosas para as crianças. Elas são capazes de repetir incessantemente movimentos aparentemente sem valor funcional pelo simples prazer de exercitar uma nova conquista motora”, consta no livro O trabalho do professor na educação infantil.
A atividade proposta pela professora consiste em desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, tonicidade, esquema corporal, entre outros. Assim, buscando desafiar a criança no seu campo de vivência transformando seu cotidiano na educação infantil, de modo a promover mudanças no seu comportamento e na sua maneira de se expressar. Isso constituí um aprendizado em constante desenvolvimento.
Sendo um conjunto de práticas que buscam articular as experiencias e os saberes prévios das crianças, conforme descreve a proposta da rede municipal de Franco da Rocha:
“Por esse paradigma, os saberes das crianças devem ser validados pela escola e considerados desde o planejamento do professor, visando a sua articulação aos novos conhecimentos. O que se espera é que a criança possa envolver-se em processos de significação, tomando os novos conhecimentos e diferentes modos de aprender como parte de sua própria experiencia.”
“Para a criança, a experiencia é sempre total, integrada e integradora de sentidos. Mas, para o professor, para efeito de seu planejamento, é importante selecionar as experiencias e os contextos aos quais as crianças serão expostas. Isso pode ser feito por meio da articulação de propostas diversas em atividades individuais ou coletivas. Por exemplo, construção da autonomia […].”