Entre fios e memórias, vamos construindo e trocando saberes que encantam, alegram e nos fazem refletir sobre o que há de mais simbólico na cultura brasileira: seus mistérios, sua força e a vontade de um povo de existir e resistir.
Foi nesse processo de diálogo e aprendizado que os estudantes do CEJA vivenciaram uma experiência marcante com a capoeira, conduzida pelo educador Euclides, oficineiro da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Mandinga de Dendê.
A atividade possibilitou reflexões importantes sobre a influência da cultura africana no Brasil, fortalecendo o diálogo e contribuindo para a desconstrução de estereótipos e preconceitos ainda presentes em nossa sociedade.
A vivência foi guiada por cantos tradicionais da capoeira e pelo som de seus instrumentos. Ao final, os estudantes foram convidados a entrar na roda e jogar capoeira, o que tornou a experiência ainda mais significativa, enriquecedora e potente.
Essa vivência integra a Mostra Cultural – Experienciando Arte, que neste ano tem como temática “As contribuições da Arte Africana no Brasil”.



