





O projeto Rolê Agroecológico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha, foi reconhecido nacionalmente no Prêmio Josué de Castro, uma das mais importantes premiações voltadas para iniciativas que promovem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e fortalecem a segurança alimentar e nutricional no Brasil.
A premiação destaca ações inovadoras que articulam educação, sustentabilidade e cidadania e o Rolê Agroecológico tem sido exatamente isso: um espaço de formação, vivência e transformação para estudantes, professores e comunidades escolares.
Um rolê que educa e transforma
Durante o “rolê”, as crianças e jovens aprendem sobre o ciclo dos alimentos, agricultura urbana, mapa dos alimentos e ciclo de vida e respeito à natureza.
Mais do que uma atividade de campo, o Rolê Agroecológico se consolidou como uma estratégia pedagógica que valoriza o aprender com o território, integrando o currículo escolar a temas contemporâneos como mudanças climáticas e consumo consciente.
Reconhecimento que fortalece o compromisso com a vida
Receber o Prêmio Josué de Castro é um reconhecimento do compromisso de Franco da Rocha com uma educação pública transformadora e sustentável. O nome da premiação homenageia o médico, geógrafo e político pernambucano Josué de Castro, autor do clássico Geografia da Fome, referência fundamental nas políticas públicas de combate à fome e promoção da justiça social.
Educação que planta o futuro
O Rolê Agroecológico é uma das ações que integram a política municipal de educação ambiental de Franco da Rocha. Com o prêmio Josué de Castro, Franco da Rocha reafirma sua vocação para inovar em políticas públicas educacionais que plantam hoje as sementes de um futuro mais justo, saudável e solidário.
