Foi realizada a atividade de Educação Nutricional “Montando meu pratinho”, com o objetivo de orientar as crianças sobre a importância de uma alimentação equilibrada e incentivar a autonomia no momento das refeições.
A atividade foi realizada em todas as salas da pré-escola, com a participação da nutricionista Kamila, sendo no período da manhã com 20 estudantes e no período da tarde com 80 estudantes.
O sistema utilizado foi o autosserviço sem balcão, possibilitando que cada criança pudesse se servir de forma consciente e organizada, promovendo independência e reforçando práticas de não desperdício alimentar.
Antes do momento da refeição, as crianças realizaram um desenho com as preparações que mais gostavam de comer na unidade escolar e, em seguida, receberam orientações sobre o porcionamento de acordo com a vontade e necessidade de consumo, bem como sobre a importância de evitar o desperdício.
A atividade teve boa aceitação e envolvimento dos estudantes, que demonstraram entusiasmo com a novidade do autoatendimento. Foi dado andamento à utilização do sistema na rotina da unidade.
Etapas da atividade:
- Atividade inicial com desenho das preparações preferidas;
- Orientação sobre os grupos alimentares e a importância de montar o prato de forma equilibrada;
- Explicação sobre o porcionamento adequado e o consumo consciente;
- Demonstração prática de como se servir com os utensílios;
- Estímulo à autonomia no momento da refeição;
- Encerramento com roda de conversa para ouvir as percepções e opiniões das crianças sobre a nova prática.
- A atividade mostrou-se eficaz na promoção da autonomia alimentar e na conscientização sobre escolhas saudáveis.
- O novo formato de autoatendimento foi bem recebido pelas crianças, fortalecendo o vínculo entre a prática educativa e o momento da refeição escolar.
As orientações sobre o novo método foram compartilhadas com toda a equipe gestora, professoras, colaboradoras da cozinha e limpeza, destacando a importância da continuidade.
As cozinheiras também foram orientadas sobre o porcionamento e fracionamento das refeições, destacando as quantidades adequadas conforme a faixa etária das crianças e de seguir o padrão de corte seguro das frutas, assegurando o porcionamento ideal e a segurança alimentar de acordo com a idade das crianças.











