🎨 MOSTRA CULTURAL 2025 – EXPERIENCIANDO ARTE 🎭
No dia 23 de outubro, a EMEB Alceu Anzellotti abriu suas portas para celebrar a Mostra Cultural 2025 – Experienciando Arte.
A abertura do evento foi conduzida com muito carinho e entusiasmo pelas professoras de Arte Adriana Bonilha, Adriana Batista e Monaliza, que apresentaram os trabalhos desenvolvidos com as crianças a partir das simbologias da arte africana, como os Adinkras, as máscaras e ideogramas africanos, além da confecção de colares e da representação de personalidades como Lia de Itamaracá e Heitor dos Prazeres.
A exposição destacou a diversidade e a pluralidade da cultura africana presente no território brasileiro. As crianças compartilharam um pouco das experiências vivenciadas ao longo do ano, demonstrando entusiasmo, sensibilidade e alegria.
As apresentações contaram, no período da manhã, com uma ciranda de roda conduzida pela professora Adriana Bonilha, e, à tarde, com um jogo de capoeira em parceria com o professor de Educação Física Alex e a professora Monaliza. Também encantaram o público a dança “Negro Zumbi” com os alunos da Monaliza e a dança e canto da Sina de Cigarra de Jackson do Pandeiro apresentados pelos estudantes da professora Adriana Batista.❤️✨
Durante todo o processo, os arte-educadores e os estudantes mergulharam na temática “A Contribuição da Arte Africana no Brasil”, explorando aspectos sociais, culturais e históricos por meio de atividades criativas e significativas que valorizam a diversidade, a ancestralidade e o respeito às origens.
Parabéns às crianças, às famílias, à equipe escolar e, em especial, às professoras de Arte, pela sensibilidade, criatividade e compromisso em conduzir esse lindo projeto coletivo que reafirma a arte como espaço de expressão, conhecimento e valorização cultural.

















