Brincar que acolhe, representa e ensina
Na EMEB Professora Telma Simas Garcia, as crianças do Maternal D/F, acompanhadas pelas educadoras Patrícia e Priscila, vivenciaram um momento de brincadeira que vai além do faz de conta: um encontro com a representatividade.
Entre bonecas de diferentes tons de pele, cabelos, roupas e expressões, o brincar se tornou um gesto de reconhecimento e pertencimento. Cada olhar, toque e cuidado demonstrado pelas crianças revelou o poder que há quando a infância encontra referências que acolhem sua cor, sua história e sua beleza.
O espaço preparado com delicadeza colchas, livros, utensílios de casinha e bonecas diversas convidou as crianças a expressarem afeto, cuidado e empatia. No aconchego desse ambiente, o brincar se transformou em um espelho que reflete respeito, amor e valorização da diversidade.
Mais do que uma vivência, foi uma experiência de formação humana: de ver-se e ver o outro como parte de um mesmo mundo de possibilidades.

Momentos de leitura, afeto e convivência entre as crianças do Maternal D/F.
Registro das vivências do Maternal D/F, Educadoras Patrícia e Priscila, EMEB Professora Telma Simas Garcia, Franco da Rocha 2025

