Educação Infantil

Ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na EMEB Jannette Tenório.

Com base na Avaliação Nutricional (pesagem) realizada no início do ano letivo em toda a rede municipal, identificamos um alto e preocupante índice de sobrepeso e obesidade entre os alunos do município. 

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN)  elaborada pelas Nutricionistas Gisele e Natália Coelho foi realizada com os estudantes matriculados na Creche e pré escola, no período da manhã participaram 80 crianças e no período da tarde participaram 125 crianças. 

O objetivo da EAN é conscientizar as crianças sobre alimentação saudável, utilizando ferramentas lúdicas de acordo com a faixa etária atendida .As atividades lúdicas não só contribui para uma alimentação mais saudável, como também tem uma série de outros benefícios, como: • Prevenção de doenças; •Aprendizado prático; •Promoção de hábitos alimentares saudáveis; •Sustentabilidade ambiental •Nutrição balanceada. 

Na pré escola, foi realizado perguntas para estimular a reflexão: •De onde vem a comida? •Qual a diferença entre alimentos que fazem bem e os que fazem mal? •Por que precisamos comer frutas, verduras e legumes todos os dias? •O que acontece se a gente só come doces e salgadinhos? 

Após a reflexão, foi realizada a atividade utilizando um pratinho colorido com os 5 grupos alimentares: carboidrato, proteína vegetal, proteína animal, hortaliças, verduras e frutas, onde as crianças realizaram a montagem dos pratos.

Na creche, foi realizada uma contagem de história da “Lagartinha Comilona” de Eric Carle ,onde conta a trajetória de uma lagarta que nasce, come vários alimentos durante a semana, fica com dor de barriga no sábado após comer um monte de guloseimas e, finalmente, se transforma em uma linda borboleta no domingo, após comer uma folha verde. O livro ensina sobre os dias da semana, os números e a importância de uma alimentação equilibrada. Ao longo da fomos interagindo com as crianças mostrando os alimentos, falando da importância do consumo de alimentos saudáveis , do consumo dos alimentos não saudáveis e enfatizando o que pode acontecer se comermos só salgadinhos, macarrão instantâneo, doces, refrigerante e frituras em excesso.

● Início: Em um domingo, uma pequena lagarta sai de um ovo e começa sua busca por comida. ● Segunda-feira: Ela come uma maçã, mas ainda está com fome. ● Terça-feira: Ela come duas peras, mas continua com fome. ● Quarta-feira: Ela come três ameixas, mas a fome não passa. ● Quinta-feira: Ela come quatro morangos. ● Sexta-feira: Ela come cinco laranjas, mas ainda está faminta. ● Sábado: A lagarta come uma grande variedade de comidas, como um pedaço de bolo de chocolate, uma fatia de queijo, um cupcake, uma cereja, uma salsicha e uma melancia, ficando com uma terrível dor de barriga. ● Domingo: A lagarta come uma folha verde, se sente muito melhor e, então, se transforma em uma linda borboleta.    

Uma história que incentiva bons hábitos alimentares e contribui para um futuro mais saudável para os pequenos.

Ao final da história colocamos a música “Comida Colorida no meu prato tem que ter” , da autora Elisa Gatti, representada pela “ Turma Tube”, onde cantamos e dançamos com as crianças e os educadores. 

Após a conclusão do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional com os participantes, a escola recebeu um Certificado de Participação.

Sobre o autor

Avatar

Eduardo Neto

Comentar