Encantamento, reconto e magia, acontece diariamente em nossa escola por meio da interação dos educadores com nossos pequenos contadores de histórias.
A escola não se constitui apenas em um espaço para construção de conhecimentos, mas também como socializador, lúdico e de experiências trocadas entre colegas e educadores. É um ambiente que pode apresentar diferentes formas de sentir, de expressar e de se comunicar.
Por meio da exploração de histórias, podemos contemplar diferentes formas de expressão integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar as crianças vivências e possibilidades muito maiores.
O conto e reconto de histórias desperta nas crianças um enorme prazer por conduzi-las a um mundo de magia e encantamento e comprovadamente trazendo benefícios que transcendem à vida escolar. A prática ainda promove o desenvolvimento da fala, contribui para a interação e socialização de todos, instigando a imaginação e criatividade dos pequenos.
Através da contação de histórias nossas crianças também exploram:
- Movimentos naturais imitativos e rítmicos;
- Expressão corporal;
- Expressão facial;
- Rodas e brincadeiras cantadas;
- Exercícios de locomoção e manipulação;
- Percepção auditiva;
- Coordenação motora;
- Noção espacial.
Toda criança adora imaginar, criar, brincar e fantasiar com diversas histórias e, por mais simples que pareça, transmite algo a mais para o seu desenvolvimento.
Conta que eu conto…
- A Bela adormecida;
- A princesa e o sapo;
- Branca de Neve e os sete anões;
- Cachinhos dourado;
- Chapeuzinho Vermelho;
- João e Maria;
- João e o pé de feijão;
- Os três porquinhos;
- Pinóquio;
- Rapunzel.