Brincadeiras sensoriais são uma maneira de incentivar o desenvolvimento das crianças despertando a curiosidade e o encantamento. A criança tem muitas linguagens, usa e experimenta todos os sentidos.
Uma das propostas de interação para o 4º bimestre é promover aos nossos pequenos experiências que os levem a descobrir a função da visão, da audição, do paladar, do olfato e o do tato, entre outras interações, visando o desenvolvimento de diferentes linguagens.
Por meio do contato com diversas formas de expressão e de exploração de materiais, da observação, da troca e interação com os colegas e adultos, tendo como grandes parceiros as famílias de nossas crianças.
Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os pequenos aprendam a se desenvolver com experiências e vivências significativas.
Nessa proposta de interação, as crianças terão oportunidades:
Em relação aos materiais:
- Explorar diferentes tipos;
- Conhecer suas qualidades física e plasticidade;
- Encontrar regularidades na qualidade física apresentada;
- Controlar alguns processos de transformação;
- Explorar novas possibilidades de utilização;
- Explorar, fazer testes e demonstrar curiosidade em ver os processos de transformação.
Em relação à participação no processo:
- Demonstrar interesse e curiosidade em intervir sobre as misturas;
- Interagir com o próximo;
- Mostrar o que realizaram para os educadores e pais;
- Manusear as misturas, balbuciar, se expressar por meio de expressões faciais e gestos, procurando comunicar aos colegas o que descobriram;
- Observar a produção dos colegas e utilizar técnicas ou sugestões aprendidas pela imitação dos colegas.
As crianças colocam sua essência em tudo que vivenciam, são dotadas de sensibilidade tátil, auditiva e visual.
A cada dia é proposto às nossas crianças uma experiência diferente, levando-as a novas descobertas e a partir da observação, da forma como as crianças interagem com o meio e exploram os materiais.
Os educadores planejarão a ampliação de desafios, procurando sempre reconhecer o que os pequenos já desenvolveram e aprenderam, assim como o que ainda podem explorar para avançar em suas experiências.
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.” (Rudolf Steiner)
Encontre aqui e aprenda o passo a passo de brincadeiras para todas idades, com diversos materiais.
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/editoria/manual-de-brincadeiras/