No segundo bimestre deste ano a EMEB Clarice Lispector resolver trabalhar com os alunos o projeto “Brincadeiras Antigas”. O objetivo foi resgatar brinquedos e brincadeiras antigas com as crianças e envolver também a família. Também foi feita uma exposição com os brinquedos que foram produzidos pelos pais.
Para contextualizar levamos as crianças para um dia de brincadeiras na rua com alguns dos brinquedos criados por eles e suas famílias, como pião, skate, carrinho de rolimã, amarelinha, pé de lata, corda entre outros.
Tendo em vista que o papel da escola é criar espaços e situações que possibilitem as crianças seu desenvolvimento pleno e o papel do professor é buscar práticas pedagógicas que garantam isso conforme descreve as Diretrizes Curriculares Nacionais:
I – promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II – favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
[…]V – ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI – possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de
cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII – possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de
referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
VIII – incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das
crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX – promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes
plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
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