Desde que implantamos o “Projeto Leitura” na EMEB. Ministro Paulo Renato, temos observado o quanto as crianças vem despertando o gosto para a leitura, contribuindo para a ampliação do vocabulário e evoluindo na produção de escrita.
Os alunos participam ativamente do “Projeto Leitura” com entusiasmo e alegria, compartilhando com as famílias o sentimento que eles tem em realizar a leitura por meio da maleta que levam para casa no final de semana.
Na unidade escolar, os professores se mobilizam para tornar as diversas atividades de leitura mais prazerosas.
Para esse momento encantador a Professora Giseli, do 5º ano B, vem promovendo durante as aulas rodas de conversas, apreciação, discussão e observações sobre os diversos autores disponibilizados aos alunos.
Esta foi uma das atividades proposta pela professora para o desenvolvimento do trabalho com indicação literária para os alunos de sua sala. Discutiram sobre os livros preferidos, abordaram e refletiram as diversas leituras que foram realizadas em sala de aula no momento da leitura compartilhada e aquelas lidas individualmente. Também utilizou os resumos de alguns livros, para leitura e posterior discussão entre o grupo.
A professora deu continuidade a este trabalho junto aos alunos fazendo a indicação dos livros sem identifica-los, deixando-os adivinharem qual livro estava citando no momento em que lia o resumo.
Para integrar os alunos nesse momento e incentivar o gosto pela leitura de outras crianças a professora pediu para eles redigirem um texto com a indicativa de um livro.
Segundo o relato da professora, a turma ficou muito curiosa para saber qual era o livro citado pelos colegas. A curiosidade avançou e os alunos puderam compartilhar as leituras emprestadando os livros citados aos colegas.
Desta forma nossos alunos estão evoluindo a cada dia, realizando leituras, observando, relatando, formulando, fazendo, construindo e compartilhando conhecimentos.