Esta foi uma afirmação do aluno Gustavo, da turma do nível ID ao ser questionado pela professora Erileuza o que ele estava fazendo.
“A professora disponibilizou vários espaços pela sala onde os alunos podiam escolher onde ficariam, me chamou a atenção o espaço de beleza, o cabeleireiro tinha quatro assistentes, eles posicionaram uma cadeira de frente com o espelho e um cabeleireiro cortava o cabelo, enquanto o outro secava. Um assistente ficou responsável para pegar o dinheiro dos clientes e o outro era responsável para ver se o corte estava bonito”, afirmou o aluno.
A fila estava enorme para o corte dos cabelos. Foi muito interessante ver a dedicação e a seriedade que tiveram em desenvolver a brincadeira.
Essa atividade de “ser” possibilitou a autonomia, interação social, cognitiva, motora, valorização da movimentação e capacidade expressiva e intencional, caracterizando responsabilidades e oportunidades, possibilitando sensações que estimulem diferentes momentos de aprendizagem.
Na sala do nível I D, a professora Erileusa tem vivenciado momentos de excelentes aprendizagens. Ela proporciona cantos diversos como o cantinho da beleza, do escritório, da leitura, das bonecas, da cozinha entre outros.
Nas atividades ela proporciona a criança ter a autonomia, interação, motivação criando situações imaginárias, diversas sensações, capacidade de reproduzir e criar experiências.
A construção dos espaços temáticos constituem um ambiente rico e estimulante valorizando a brincadeira, o aperfeiçoamento das linguagens no processo educativo, visando atender de forma dinâmica e ampliando a vivência cultural e social do aluno com o mundo.
Quando a escola proporciona essas atividades, contribui com uma aprendizagem motivadora, favorecendo a estruturação da personalidade da criança e tornando a sala de aula num ambiente atrativo, promovendo um local onde o aluno explora, vive e desenvolve sua criatividade entre outros aspectos como a integração física, emocional, social, afetiva, cognitiva.