Dia a Dia

Brincadeira dirigida, interação e equilíbrio

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.

Nesse sentido, as instituições de educação infantil, devem favorecer um ambiente físico e social, onde as crianças se sintam protegidas, acolhidas e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem.

O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças. Assim, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal.

Nesta perspectiva, em nossa unidade, as educadoras do Maternal II B / E (integral) Valquíria Romão Parletta e Tânia Ferreira da Silva Nascimento, realizaram a brincadeira corrida do saco que tem por objetivos: desenvolverem a coordenação motora, noções de trabalho em equipe, domínio de equilíbrio do próprio corpo, adquirir noção de direção e localização no espaço.

 

Sobre o autor

Avatar

EMEB Paulo Benevides Franco de Godoy

Comentar