Dia a Dia

Todo dia é dia de índio

O Dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Diante disso, pensamos em atividades que valorizassem a cultura indígena e que as crianças tivessem conhecimento da sua influência em nossa cultura.

Como a brincadeira de corrida de tora que se tornou uma modalidade dos Jogos Indígenas, dirigida e observada por, pelo menos, cinco juízes. Os inscritos de cada etnia, divididos em equipes de 10 atletas e 3 reservas, devem dar duas voltas completas na arena, fazendo o revezamento no carregamento da tora, geralmente de buriti e pesa em torno de 120 kg.

Trocamos as toras por rolos de papelão grosso, mas aprenderam a fazer o revezamento com a mesma técnica indígena.

A peteca que também era usada pelos indígenas para brincar, cujo nome significa “bater”, era usada numa brincadeira chamada Tobdaé que se perece muito com a nossa conhecida “queimada”.

As crianças confeccionaram suas petecas com areia e TNT e curtiram muito!

E uma das professoras parceiras pesquisou como os indígenas adquiriam tinta para se pintar.

Os pequenos realizaram desenhos livres com açafrão e borra de café, além de refletirem sobre outras formas de extrair tinta.

E para mostrar como essa semana foi produtiva, a aluna pediu para desenhar o mapa, como a professora fez, para explicar a rota dos portugueses até o descobrimento do Brasil e o encontro com os indígenas.

E só para compartilhar um pouquinho de conhecimento, os índios foram intitulados assim porque os portugueses acreditavam ter chegado na Índia.

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EMEB Florestan Fernandes

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