Aprender é explorar, conhecer e captar informações das mais variadas fontes.
A experiência de poder ver um animal é uma aprendizagem muito benéfica, estimula a educação humanitária, faz a criança partilhar sensações, senso de responsabilidade, afetividade e autoconfiança. Faz com que elas tenham uma preocupação com as outras formas de vida como um todo além de proporcionar experiências e vivências significativas.
Realizamos o projeto animais, com os alunos da Turma nível I e nível II e tivemos a visita de alguns animais de estimação dos nossos alunos como: porquinho, pintinho, cachorro, peixinho beta em nossa Escola.
Fomos ao passeio no Assentamento São Roque onde eles puderam ter contato com cavalos, vacas, bezerros, ganços etc. Puderam brincar, acariciar tocar e dedicar parte do tempo para alimentar os bichinhos.
Os alunos puderam compreender que possuem uma responsabilidade em relação a natureza aprendendo a protegê-la, entenderam questões como ciclo de vida, senso de compromisso e também as necessidades dos seres vivos.
Além de divertido foi algo fascinante para as crianças. A observação dos animais despertou o interesse pela investigação, por exemplo, por que uns são mais peludos que outros? Por que eles tem patas e não pés? Quais são seus costumes, onde dorme? Onde se alimenta? O mais importante foi passar por esse processo para a resolução dos questionamentos.
Com base nas perguntas, foi discutido com o grupo e passamos a evoluir conforme o interesse pelo tema. O interessante da experiência é que as professoras não induziram os questionamentos, sendo aberto espaço para a abordagem de questões lançadas pelas próprias crianças.
Os pequenos aprenderam efetivamente, principalmente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses.
Variar ambientes e proporcionar experiências como esta faz muito bem e estimula as crianças aprenderem a lidar com situações diferentes, além de promove seu desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico, tudo de forma divertida.