Projetos Pedagógicos

A vida germina junto com a semente!

“A criança, principal sujeito da educação deve ser considerada um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que é capaz de vivenciar, constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio de brincadeiras, imaginação, fantasia, desejos, aprendizado, observação, experimentação, narração, questionamento e construção dos seus sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”, (BRASIL, 2010).

Tendo como base essa frase, os alunos do nível I e II participaram do projeto horta na nossa escola, plantaram feijões, milho e girassol. Tiveram contato com a terra, água, sementes, minhocas e o aprendizado do processo entre plantio e crescimento, o que foi muito gratificante.

Eles desenvolveram a consciência do cuidado necessário e tiveram paciência para observarem o crescimento desde o plantio até o momento da colheita.

Todos ficaram maravilhados ao verem esse processo estabelecendo relações com o meio na qual estão inseridos. O nível de interesse que as crianças apresentaram por aprender coisas novas e a curiosidade em seus olhos, demonstram o quanto a atividade foi envolvente e importante para a aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O projeto horta serviu como forma de possibilitar o entendimento do processo e cuidado da produção de alimentos sustentáveis e saudáveis, proporcionando um contato maior com a natureza, permitindo às crianças a oportunidade de manusear a terra, as mudas e os instrumentos, além de se sentirem úteis por terem trabalhado para chegar aos resultados esperados.

Dessa forma os alunos conseguem entender a importância de cuidar da natureza e levam isso para suas vidas.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

Comentar