Dia a Dia

A cozinha do Master Chef Arthur!

É por meio do brincar que a criança se desenvolve de maneira integral “em todos os aspectos”, sendo intelectual, físico, social e emocional. Ela também cria diversas situações onde se expressam usando todas as suas linguagens.

A professora Karla, do nível I, disponibilizou sucatas para os alunos com o objetivo de aguçar a criatividade das crianças. A princípio houve questionamentos de como brincar. A aluna Vitória perguntou para a professora “É com isso que vamos brincar? Isto não é brinquedo. Logo de imediato a professora respondeu que sim, que bastava usar a imaginação. Ainda meio receosos se aproximaram e começaram a dividir as sucatas.

A professora se manteve em observação e notou que um aluno se mostrava bastante eufórico, Arthur com toda sua empolgação falava: “Eu já sei o que vou fazer um restaurante”!

Arthur selecionou alguns itens para seu restaurante e também convidou alguns colegas para trabalhar em seu estabelecimento. Delegou a cada um funções de como deveriam trabalhar, se nomeou o chef da cozinha usando os potes de sorvete como chapéu e suas panelas eram potinhos de margarina e danone; a comida era a graminha do canteiro e terra; a sobremesa era molho de lama, os clientes aprovaram a comida e também apresentaram a professora seus deliciosos pratos.

Neste momento havia outros grupos como: grupo do mercado usando o banco como prateleiras e as sucatas como mercadorias, o salão de cabeleireiro que tinha como bancada a janela e mureta, todos brincavam alegremente e com muita criatividade.

Usando a imaginação representavam cenas cotidianas e criaram lugares, reproduziram instrumentos necessários as suas brincadeiras.

Foi notável a valorização do protagonismo infantil. A professora foi apenas coadjuvante de toda situação, ofertando para os alunos as simples sucatas que fez surgir muitos questionamentos e trouxe como resultado riquíssimas brincadeiras, socialização, imaginação que serviu de base para um dia de muito aprendizado e diversão com a atuação dos verdadeiros protagonistas da educação infantil, as crianças, que são carregadas de saberes, ricas de conhecimento e demonstram isto de maneira simples por meio do brincar, onde também mostram seus sentimentos e necessidades.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

Comentar