No dia 20 de Setembro, quando é celebrado o Dia da Árvore, nossos alunos experimentaram com grande motivação como plantar uma muda de Pau-brasil e aprenderam muitas coisas sobre essa formosura de árvore.
Bem sabemos o quanto o Pau-brasil foi importante para os colonizadores Portugueses que aqui chegaram, tomando posses das terras brasileiras naquela época.
Segundo relatos históricos, a extração do Pau-brasil foi a primeira atividade econômica do Brasil empreendida pelos colonizadores Portugueses no país, pois sua madeira avermelhada era um dos produtos de maior procura na Europa e nas terras brasileiras havia mais de 70 milhões de árvores dessa espécie. Por volta de 1530 a madeira brasileira já não mais conseguia atender à demanda europeia. Mesmo assim, tal comércio durou até o século XIX. Essa atividade que perdurou por muito tempo, levou a uma extinção da árvore, que ate hoje não conseguimos recuperar.
As crianças aprenderam ainda que para plantar a muda, devemos cavar um buraco no solo com 60 x 60 cm de diâmetro e 60 cm de profundidade colocando um tutor como suporte para orientação da mesma, fazendo com que cresça reto e na vertical, além de acrescentarem folhas secas no buraco para evitar o crescimento de ervas daninhas próximo a sua raiz.
Após o plantio os alunos ficaram com a responsabilidade de fazer regar diariamente e cuidar com carinho dessa preciosa árvore.