Dia a Dia

Explorando espaços além da sala referência

Segundo Piaget (1978), a representação do espaço para a criança é uma construção internalizada a partir das ações e das manipulações sobre o ambiente espacial próximo do qual ela faz parte. “Portanto, não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja com esse espaço para vive-lo intencionalmente.”

Pensando também nesse espaço como propiciador de experiências significativas é que as educadoras das turmas do M I C e do M II D, proporcionaram momentos de prazer e alegria para os pequenos.

Para a turma do MIC, foi preparado uma cama de gato com elástico e bexigas onde as crianças primeiro subiam e desciam na rampa, passavam pela cama de gato e escorregavam nos colchões.

Durante a brincadeira observamos que as crianças criavam suas próprias regras e estratégias, esperavam sua vez, ajudavam os colegas, passavam rapidamente pela cama de gato e alguns descobriram que ao levantar o elástico conseguiam passar rapidamente, para logo serem os primeiros a iniciarem o percurso. Em todo o tempo eles mostraram-se envolvidos na brincadeira.

Para a turminha do M II D, a brincadeira se deu na área externa, iniciando com a seguinte pergunta da professora: Como podemos brincar nesse espaço?

O grupo quase que em uma só voz respondeu: Escorregar no papelão! E logo foram procurar caixas para darem início a brincadeira.

Subiam, desciam no espaço, em dupla, trio ou sozinhos. Descobriram que ao descer escorregavam rapidamente e quando subiam não podiam escorregar, por conta do aclive do terreno.

Acreditamos que experiências como essas contribuem para o desenvolvimento dos pequenos, pois brincando, simplesmente brincando e interagindo com o meio e com o outro a criança aprende e se desenvolve nas diversas linguagens.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Telma Simas Garcia

Comentar