Dia a Dia

Professora fecha com “chave de ouro” o ano letivo de 2018

A nossa professora Giseli Sanches, do 5ºano B, encerrou o ano letivo com os alunos realizando o café literário, atividade esta que tinha como objetivo: contribuir para a formação de alunos leitores autônomos e proficientes, estabelecer relações entre a criação literária, outras formas de arte como a musica, o teatro, o filme, etc; desenvolver o prazer de escrever, ler e ouvir poemas e outros textos literários; mostrar como pode ser prazeroso o mundo da literatura.

Durante o percurso do desenvolvimento do trabalho a professora utilizou diversos conteúdos para abordar o tema. Realizou apresentação de vídeos de escritores (exclusivos para o café literário), estimulou concursos com produção de poemas e com direito a certificação, premiação do aluno leitor que se destacaram em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Utilizou-se também como estratégia o amigo secreto literário e usufruíram da roda de conversa recheando ainda mais o trabalho. E não abriram mão de degustar de um delicioso café organizado pelos próprios alunos ao final do trabalho.

Para finalizar o trabalho, organizaram o dia para saborear o delicioso café com uma boa roda de conversa em debate de um livro de Silvia Ortofh “Bichos que tive”.

Em seguida, realizaram exposição da opinião de cada um a respeito do conteúdo; utilizaram ainda leitura da declaração da autora contido no livro e reflexão sobre. Realizaram a indicação do livro ou ator para os colegas.

Os alunos se dividiram em grupos e tiveram o desafio de escrever um poema de pelo menos duas estrofes com o tema “escola”. Neste dia houve a interação com o 6º anos ao qual algumas alunas participaram como juízas para o julgamento das escritas dos alunos e os vencedores ganharam certificados.

A professora realizou um controle de  empréstimos de livros durante o ano letivo e nesse dia utilizou-se do levantamento desses dados e conclui que em 1º lugar ficou a aluna Ágata que leu 29 exemplares no ano de 2018.

Durante os trabalhos a professora conseguiu depoimento de dois escritores Thiago Franco e Ednaldo Carmo que servirão de motivação e incentivo para as produções e leituras dos alunos.

O diferencial desses vídeos é que foram exclusivos gravados para os alunos fazendo-os se sentirem importantes e familiarizados com o trabalho.

Finalizaram a atividade com o amigo secreto e os presentes deveriam ter relações de alguma forma com a literatura, como um lápis, marca página, caneta, caderno ou mesmo um livro.

Houve comentários de alunos como o da Yasmim que comentou. “Nós não somos melhores do que os outros, nós somos diferentes”. E a professora ressaltou sobre a atividade. “Isso foi melhor que festa! Adoro um café. Parabéns aos envolvidos”.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Ministro Paulo Renato

Comentar