Dia a Dia

Clima de brincadeira

A criança tem como direito se movimentar, experimentar e viver novos movimentos durante a infância. O movimento é a essência da criança, visto que ela aprende muito através do movimento.

É por meio dele que a criança realiza as aquisições de outras habilidades importantes, dando ao mesmo tempo uma base para o desenvolvimento em outras áreas: cognitivo, social-afetivo e, principalmente, motor.

Pensando nisso as professoras do nivel II elaboraram atividades de Circuito Motor para as crianças explorarem um espaço preparado com materiais diversificados como colchonetes, túneis de bambolês.

O objetivo é sugerir movimentos corporais como fazer cambalhotas, rolar, rastejar, saltar.

A proposta foi auxiliar o desenvolvimento motor e corporal de cada criança, desafiá-las a testar suas próprias habilidades e evoluir, promovendo também a percepção corporal em relação as suas capacidades de movimento.

Foi muito divertido e as crianças ficaram maravilhadas quando as professoras e até a coordenadora pedagógica entrou na brincadeira. Tiveram que repetir várias vezes a brincadeira.

A partir do momento em que as crianças são estimuladas a brincar, despertam interesse no seu aprendizado, que será construído com mais segurança e desempenho.

Com um clima descontraído, os alunos aproveitaram a brincadeira enquanto trabalhavam a motricidade e otimizam a execução de seus gestos motores.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

Comentar