Quem disse que a cozinha é para ser somente um lugar de se alimentar e muitas vezes até mesmo um lugar de comer coisas que a maioria das crianças não querem.
Quando saímos da rotina de aula e levamos os alunos para ambientes diferentes, como cozinhar, é possível aprender novos conteúdos e desenvolver novas habilidades. Tornar a aula de culinária como diversão, fazer este momento o mais agradável.
As professoras do nível I proporcionou este momento e o principal eles que fizeram o alimento.
Um dos maiores aprendizados decorrentes desta experiência foi as crianças descobrir a origem dos alimentos. Isso pôde despertar a consciência ambiental delas.
A professora explicou sobre os ingredientes, mas foram os alunos que prepararam a receita, uns manusearam o liquidificador enquanto outros untavam a forma. Os alunos colocaram a mão na massa literalmente, a professora apenas orientou sobre os procedimentos.
A ansiedade de esperar assar foi grande e a todo momento os alunos queriam ir perguntar a cozinheira se estava pronto o bolo que eles fizeram.
Imaginem a carinha de alegria quando ficou pronto, podemos ver nas fotos como foi fantástico!
Esta experiência deixa claro o quanto é importante o estímulo, a autonomia e capacidade das crianças, assim como a valorização do protagonismo infantil, torna o trabalho do professor e o aprendizado mais prazeroso.
A prova disso é o sorriso de cada criança, alegria em fazer, de sentir se importante e capaz.