Dia a Dia

Quem nunca brincou de futebol de rua?

As crianças, desde pequenas, já demonstram o interesse pela bola. E quem nunca brincou de futebol de rua?

Na última sexta feira, 03/05, as crianças da EMEB Professora Nair de Sene Froes experimentaram e vivenciaram esta deliciosa brincadeira.

Afinal o futebol é a paixão nacional de muitos brasileiros.


Mais do que uma brincadeira com bola, este esporte, como atividade física, promove o desenvolvimento motor, ou seja a coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, noção espacial e até mesmo o ritmo da criança, assim como a convivência social.

As crianças acabam interagindo umas com as outras, durante a brincadeira, desenvolvendo também o trabalho em equipe em prol de um objetivo comum.

Contudo o princípio norteador da brincadeira são as regras, sua compreensão e o respeito a elas.

A brincadeira também envolve a tomada de decisões.

Para onde ou para quem passar a bola? Devo chutar forte ou devagar para passar a bola?

Essas reflexões e decisões ampliam o conhecimento e o repertório de conclusões de cada criança durante este processo de brincar. Nesta etapa do desenvolvimento infantil, o que importa mesmo é brincar e se divertir.

Que memórias nossos pais e avós tem deste brincar? Que bolas usavam na época que jogavam?

Para a criançada qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia, um papel amassado, uma bola de meia, entre outros objetos e materiais que rolem completam a brincadeira, junto as goleiras (trave) que podem ser feitas, com o que estiver em mãos, como por exemplo sapatos, tijolos, baldes, latas de lixo, etc.

Podemos dizer e afirmar que em nossa escola as crianças vêm se desenvolvendo e aprendendo brincando, ampliando suas relações sociais e conhecimento de mundo, respeitando as singularidades e particularidades de cada um.

Nossos educadores são educadores brincantes que buscam inserir na rotina pedagógica os interesses de seus alunos, fomentando o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem.

Que tal resgatar as brincadeiras de sua infância e se divertir com seu filho ou filha?

Vamos brincar?

#RM

Sobre o autor

Avatar

EMEB Professora Nair de Sene Froes

Comentar