A família é o primeiro ponto de referência para a criança. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.
Em uma roda de conversa entre os alunos e gestores, as crianças expressaram o desejo de ter as mães junto com eles na escola.
Decidimos com eles que faríamos o possível para entrelaçar esta parceria, estimular o desenvolvimento de sentimentos buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
Conversamos com os pais no dia da reunião o que achavam da proposta de promover o mês da família na escola. Os pais poderiam vir até a unidade para ter uma participação efetiva e colaborativa a fim de mostrarem uma habilidade, ou do que trabalhavam, deixamos aberto aos familiares.
Tivemos momentos muito ricos como o dia em que a mãe entrou vestida de bruxa para contar histórias, foi um sucesso. Pais que fizeram receitas junto com os alunos. Também teve o dia do desfile com uma mamãe fotógrafa e depois revelou as fotos e deu de presente para a turma.
Avós e mães que confeccionaram palhacinhos, canhões de bexiga com as turmas.
Outros pais fizeram o resgate de brincadeiras de rua com as turmas.
Até agora têm sido trocas maravilhosas e muito valiosas para todos nós, crianças e familiares.
Esperamos as próximas participações
Foi emocionante ver a alegria deles.