Quando se fala em alimentação adequada já é um desafio para os adultos e, para as crianças pequenas então é mais que um desafio!!
A maioria delas, quando chegam na escola , já vem com seus próprios gostos e são categóricos na seleção dos alimentos que querem comer, que na maioria das vezes, são guloseimas ou alimentos ricos em carboidratos e gorduras, com uma deficiência muito grande em legumes e verduras.
A pergunta é: O que fazer para que possamos oferecer a maior variedade de alimentos possíveis para as crianças, despertar seus gostos e sabores, para que possam desenvolver hábitos de uma alimentação saudável e adequada para o seu desenvolvimento integral.
Foi com essa preocupação, que nós da EMEB Ida Maria Fanchini, já inserimos a temática alimentação no planejamento/2019, que começou a ser trabalhado no 1º bimestre e continuará durante todo ano letivo.
Nesse 1º bimestre, foram propostas diferentes experiências abordando a temática: jogos, brincadeiras, contação de história, rodas de conversa, acompanhamento e estímulo a se alimentar com os diferentes tipos de alimentos que são oferecidos nos horários das refeições para que as crianças compreendam a importância de uma alimentação saudável no desenvolvimento infantil.
Sabemos que não é fácil, mas a cada dia estamos percebendo que as crianças estão compreendo o significado de se alimentar adequadamente através de suas falas e também pelo o fato de estarem aceitando uma variedade maior de alimentos.
Foi gratificante e estimulante o que uma mãe escreveu para a professora: “Prô, quero lhe agradecer. Você está de parabéns, pois meu filho às vezes eu oferecia comida e ele só queria mingau e miojo. Hoje ele fala pra mim que não quer miojo, porque a professora falou que não faz bem para a saúde, pede comida (arroz, carne e saladas) e come rapidinho. Quero lhe dizer muito obrigada pelo o incentivo”.
Para finalizar o bimestre, os professores propuseram fazer juntos com as crianças bolo de cenoura. Foi uma experiência muito gratificante, pois puderam aprender na experiência, conhecer os ingredientes, serem os protagonistas no processo do preparo do bolo, para logo após, todos juntos, comerem com muito prazer.
Foi uma experiência deliciosa!!