Mais do que uma simples ação de plantar, regar e cuidar, as crianças precisam do contato com a natureza.
No mês de maio, as crianças da EMEB Professora Nair de Sene Froes, abraçaram a missão de acolher, adotar e cuidar de uma plantinha.
“Elas ficaram encantadas ao plantar Pink, a roseira, o pé de café, assim como ao adotarem as plantinhas já existentes na unidade escolar, assumindo a responsabilidade nos cuidados com as mesmas, ampliando os seus olhares sobre as diferenças e aprendendo a respeitá-las ”.
Na educação infantil, o tempo todo a criança está criando e recriando, e a natureza instiga este processo de desenvolvimento e aprendizagem, nesta faixa etária, de 0 a 5 anos, principalmente por ser um ambiente vivo.
Ao ar livre, as criança correm e brincam de forma ativa, importante para desenvolverem-se fisicamente, intelectualmente e emocionalmente, afinal brincar com e na natureza tudo fica mais divertido e criativo, pois as crianças se conectam com o ambiente através do corpo, explorando os seus movimento e consequentemente se desenvolvem intelectualmente, pois os elementos naturais inspiram a alma imaginativa, criando e recriando seus brinquedos e brincadeiras que encontram na natureza.
Através do contato com a natureza é possível experimentar diferentes cheiros, texturas, o tato e tudo isso não deixa de ser um aprendizado exploratório, brincando com as folhas, com as pedras, ou até mesmo observando e cuidando da natureza.
Nossas crianças a cada dia que passa nos encantam. Aos poucos vem demonstrando sensibilidade quanto à proteção do meio ambiente, assim como a afinidade e cuidados com a natureza .
Elas também precisam do contato com a natureza.
#RM