Ao longo do mês a professora Aparecida trabalhou histórias diferenciadas com as crianças. Além de despertar o interesse delas pela literatura infantil, ela trouxe também como resultado o desenvolvimento de habilidades matemáticas, reconhecimento de cores, quantificação, leitura, interpretação e criação de gráfico.
A atividade foi muito além de olhar um gráfico e de ver qual coluna tem mais ou menos. As crianças experimentaram fazer o gráfico, não com giz e papel, mas usando peças de montar esse rico instrumento que não é apenas um brinquedo, mas um meio de aprendizagem.
A proposta despertou mais que um grande interesse, pois as crianças puderam expressar seus gostos e preferências, mostraram suas opiniões e tudo isso serviu também para reflexão da professora, que junto com as crianças, pôde analisar e repensar os tipos de história a serem trabalhadas no mês seguinte.
Durante a produção do gráfico, ficou evidente a alegria das crianças em produzir este trabalho e ver o resultado, a produção, opinar, tudo isso enfatizou o protagonismo e o saberes das crianças, ressaltando a aprendizagem lúdica como a melhor estratégia de trabalho para educação infantil.
Juntos, a professora e alunos puderam descobrir seus interesses deixando o aprendizado mais interessante e prazeroso, praticando a escuta e dando a voz aos pequenos.