Dia a Dia

O Repertório

Para dar início a aula, a professora do Nível I “B” Ana Dantas e sua companheira de sala Beatriz, apresentou para seus alunos alguns instrumentos através de vídeos, fotos e pinturas.

Com a introdução de um vídeo e com instrumentos espalhados pela sala, ao modo que todos tivessem acesso, a professora deu início a mais uma aula.

Para facilitar, enquanto era passado o vídeo mostrando cada instrumento na TV, a educadora mostrava todos os seus instrumentos que trouxera para os alunos, os quais depois iam manusear.

A fim de despertar a curiosidade, autonomia, percepção, conhecimento dentro outros objetivos, a professora vem com o repertório do Som.

A saber que os sons fazem parte das nossas vidas diariamente, além de ser para muitos um conforto, para outros torna-se em uma distração ou mesmo cria uma sensação de bem-estar.

Os sons têm um significado para cada um de nós de acordo muitas das vezes com o que estamos passando.

Até mesmo o som do mar torna-se em relaxante, o som das folhas “aplaudindo” constantemente a simplicidade e maravilhas da natureza nos mostra o quanto nossas vidas é mais bela quando aplaudindo o simples. E o vento? Quanto a esse, seus sopros e até mesmo “as batidas” em nossas faces podem ser um alerta ou uma simples leveza a qual estamos precisando.

Em meio as falas, “agitação”, choros, risos, na nossa escola, se constrói o repertório da Educação Infantil, que só quem é compositor sabe da importância de cada contexto.

Entendemos cada som, “fazemos músicas” únicas e verdadeiras, sem ao certo entender de como ornamentar cada estrofe, mas sabemos que independente de qualquer coisa, as vozes dão anúncios de que nossa creche é de crianças, que se expressam de várias formas, com várias linguagens.

E mais, os sons têm tantos efeitos que os alunos gostam e se sentem bem ao ouvir diversos instrumentos. Ao ritmo das músicas as crianças criam passos no compasso da alegria, satisfação é como se eles estivessem introduzindo sons único, perfeitos, mergulhados aos sons de músicas, ruídos, fala e até mesmo o silêncio, não se importando com os que estão observando, mas se importando em aproveitar cada instante, com passos curtos, longos, leves, sem jeito.

Assim se constrói mais uma etapa da Educação Infantil entre sons e corpo os sentimentos são alcançadas e representados.

Os alunos agradecem as professoras por se comprometerem com aprendizado de forma construtiva, participativa e mediadora.

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EMEB Carlos Eduardo de Souza

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