Dia a Dia

Quando dois extremos se cruzam – A idade e a infância

Dia 09 de Setembro foi um dia especial para os alunos do 5º ano A da EMEB. Ministro Paulo Renato, pois as dez horas da manhã nossos alunos  foram realizar uma visita ao lar do Titio Otávio, casa de repouso dos idosos no Bairro Pouso Alegre.

Foi um momento de encantamento para as crianças e idosos, que se deliciaram com uma boa leitura feita por eles. Essa visita foi parte integrante do nosso Projeto Leitura, mas que trouxe grande aprendizado evidenciado pela experiência e amadurecimento dos visitados.

O objetivo da atividade era atrelar a leitura com desenvolvimento de ações humanitárias que revelassem o verdadeiro sentido da vida o amor ao próximo, o dar e receber, a valorização do indivíduo e a descoberta da sabedoria nos idosos.

Ao retornarem para a escola, os alunos relatavam as impressões da visita e o sentimento de amor ao próximo que resgataram. Contavam o que ouviram dos anciãos e descobriram histórias incríveis contadas por eles.

Além de ser uma atividade desenvolvida como parte integrante do nosso Projeto de Leitura, essa ação garantiu um aprendizado que com certeza levarão para sempre em suas vidas, pois perceberam que nunca é tarde para começar, que a gentileza faz toda a diferença e traz a felicidade de quem espera um pouquinho de amor da nossa parte.

Puderam perceber o quanto os idosos são carregados de sabedoria percorridos pelo tempo e de experiências vividas. Esta visita despertou em nossos alunos sentimentos como respeito, atenção, amor e paciência, interagindo com os idosos perceberam a importância da família e da valorização dos pais, dos avós e do amor ao próximo.

Este momento tão prazeroso proporcionou a descoberta de suas fraquezas, mas descobriram também a sensibilidade para perceber que os idosos são as criaturas mais importantes com quem podemos contar para vivenciar nossos medos e anseios. Momento mais que rico para a aprendizagem de nossos baixinhos.

 

 

 

Sobre o autor

Avatar

EMEB Ministro Paulo Renato

Comentar