E no dia 03 de Outubro, foi a vez dos alunos do projeto do “Franco Educa Mais” se arriscar nas experiências de construção e experimentação de um foguete no período da tarde. Um dos focos de atividade no semestre são as “brincadeiras de ar”, sendo assim a professora Giseli, responsável pelo projeto, realizou com os alunos a construção de foguetes, num clima de descontração, alegria e aprendizagem.
O primeiro foguete confeccionado pelos alunos, foi através de uma experiência com abordagem química e física. O foguete foi construído com garrafa pet, papel e a fonte de energia usada para fazê-lo voar, foi a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio que resultou na formação de um terceiro elemento que é o gás carbônico, o responsável pelo vôo do foguete.
O segundo foguete foi construído com papel, para seu lançamento usaram a garrafa pet e um cano de PVC. A fonte de energia para seu voo dessa vez, foi a força do vento produzido através da pressão exercida na garrafa com o movimento das mãos.
Com essa atividade a professora garantiu uma roda de conversa para o levantamento dos conhecimentos prévios e ampliação de seus repertórios, os alunos puderam aprender sobre:
- O que é combustível;
- Fontes de energia;
- A importância do vento nas aeronaves e a pressão (força) que ele exerce nos objetos;
- A importância e função das asas e do bico das aeronaves no voo;
- Mistura de componentes químicos que dão origem a outros elementos.
E ao final, misturado aos gritos de alegria observaram atentamente quase não acreditando que montaram um foguete, vê-lo subir foi uma mistura de alegria e surpresa de poderem construir algo tão diferente.