A natureza é parte da rotina de aprendizado das crianças, ensiná-las sobre a importância da preservação ao meio ambiente com elas tendo contato espontâneo com a natureza, torna a aprendizagem mais rica.
Tivemos um dia maravilhoso no Parque Estadual do Juquery. As crianças puderam brincar livremente, visitaram o museu, fizeram trilha e elaboraram estratégias de possíveis encontros com os animais.
O passeio foi muito divertido, desde o momento em que os alunos puderam escutar os sons que a natureza produz, até as tentativas de fazer fogueira com a fricção dos galhos encontrados.
Todos nós brincamos e voltamos a ser crianças por um dia. A experiência também nos fez sentir como é bom ser criança.
Os alunos fizeram um delicioso piquenique no meio das árvores. A alegria estampada no rosto deles não tem preço.
Eles também subiram nas árvores com os colegas e apelidamos a árvore de “pé de moleque e pé de moças”. Ainda correram, pularam, puderam respirar e ser realmente quem são: crianças potentes que criam suas brincadeiras e brinquedos.
Não ter brinquedo não impede que uma criança brinque, elas, inclusive, fabricaram seus próprios brinquedos. O brincar vem de dentro.
Ao final, percebemos que as crianças sabem mais do que imaginamos e durante o passeio tiveram liberdade e autonomia para decidir o que queriam fazer.