Dia a Dia

Vivendo uma experiência única

No semestre passado a EMEB José Mauro Vasconcelos, no nível II, trabalhou os temas ‘Horta’ e ‘Meio ambiente’. Pensando na estratégia e metodologia a ser usada para tratar os temas, as professoras se uniram para encenar a estória “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky. Refletindo sobre como incentivar uma alimentação saudável, as acadêmicas decidiram por encenar essa narrativa, já que a mesma é conhecida por todos alunos e, em sua grande maioria, eles não conhecem a hortaliça. Ademais, essa hortaliça é uma raiz e a sendo não é possível sua observação enquanto seu fruto cresce, fato interessante para os alunos que necessitam do concreto para melhor compreensão.

Foi um acontecimento para os alunos. Todos eles gostaram muito de ver as professoras com as máscaras, e vibravam a cada personagem que entrava em cena. Interagiram a todo momento durante a encenação, e pediram bis ao término. As professoras também fizeram uma degustação entre os alunos, em suas respectivas salas. No começo eles estavam apenas curiosos para conhecer o sabor da hortaliça, porém, após a apresentação muitos questionamentos surgiram.

Após a encenação, as professoras trabalharam o tema ‘Meio ambiente e a horta’. Na sala da professora Jaqueline, que sou eu, os alunos degustaram a hortaliça no parque, e gostaram tanto do sabor apimentado que logo após a degustação quiseram plantar o rabanete. Sem que eu soubesse eles levaram as folhas que sobraram e plantaram, um deles veio correndo contar que agora teriam rabanete na escola todos os dias. Fui até os alunos e quis saber onde estavam os rabanetes plantados. Na hora não expliquei nada e deixei que eles molhassem as folhas. Como trabalharia a horta em breve, decidi explicar para eles no dia da plantação da hortinha da sala.

Nas duas semanas seguintes trabalhamos o tema ‘Alimentação saudável’, no qual os alunos construíram árvores feitas com frutas (banana, laranja e tomate), em pratos para serem degustadas após sua construção.

Foi uma experiência muito rica, e eles comeram tudo, inclusive o tomate, e ficaram bem felizes em enfeitar seus pratos com as frutas. Foram construídas também árvores de suas frutas preferidas com recortes e dobraduras de papel.

Por último, foi feita a plantação da horta e foi nesse período que expliquei aos alunos como deve ser a plantação e o que devemos fazer para que ela se desenvolva. Nesse momento eles ficaram sabendo que o rabanete que eles plantaram semanas antes não nasceria, e a partir daí pararam de perguntar sobre a hortaliça quando íamos ao parque.

Foi uma experiência rica para os alunos e para toda a escola, já que todos se mobilizaram para que eles entendessem o que é alimentação saudável e como podemos proteger o meio ambiente. Percebi que as comidas jogadas no lixo diminuíram após esse trabalho. Os alunos sentiram-se mais responsáveis pelo nosso amado planeta e pela proteção do meio ambiente.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

Comentar