Franco Educa Mais - Educação Integral

Sob a sombra das figueiras também estudamos História

Avatar

E haja história para estudar sobre o município de Franco da Rocha…

Na última semana de outubro de 2019, os alunos do Programa Franco Educa Mais da EMEB Palmiro Gaborim saíram em expedição pela cidade. A localidade escolhida foi o Complexo Hospitalar Juquery.

Patrimônio histórico da cidade, o antigo hospital psiquiátrico passa, atualmente por reformas e revitalizações em suas dependências. Com isso ganhará um museu, o MAOC (Museu de Arte Osório César) e um espaço educativo (creche e pré-escola). Porém, atualmente, dentro do Espaço de Vivência em Múltiplas Linguagens “Raimunda Assunção Santos” (uma das dependências do Complexo Hospitalar), já acontecem oficinas de dança, viola, entre outras. Como sabemos disso tudo? Graças a esta expedição!

Liderados pela professora Camila, os alunos levaram seus cadernos de registros para fazer anotações sobre tudo que de novo descobriam. Neste dia as crianças descobriram o porquê do nome Juquery, observaram o campo de futebol, compreendendo o motivo de ser chamado de “campo de várzea”, admiraram a fachado do museu e maravilharam-se quando souberam que as obras que lá serão expostas foram feitas pelos internos.

Ainda em atividade de campo, as crianças utilizaram um mapa para compreender onde se encontravam: puderam perceber a linha do trem (que passa pertinho de lá), o campo de futebol e alguns limites dos municípios Franco da Rocha e Caieiras. Com isto, os alunos do 5º ano fizeram a associação entre estar no Complexo e próximo ao 26º Batalhão (uma aula especial).

O lanche chegou após essas descobertas. Eles estenderam uma enorme toalha, arrumaram a comida e dividiram tudo como bons companheiros de aventuras.

A última parte da expedição foi feita dentro do Espaço de Vivência sob a regência do professor Ednaldo (gestor do local). Ele contou um pouco da história do lugar para as crianças e ilustrou a visita com a contação da lenda “A noiva do Juquery”. Brilhantemente contada, a história fez sucesso entre os alunos, que já a dividiram com seus familiares e amigos.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Palmiro Gaborim

Comentar