Hoje, dia 29 de novembro, a nossa manhã na EMEB Ministro Paulo Renato ficou mais alegre com a visita dos pequenos alunos da escola Sebastião Bezerra Lins, da Educação Infantil, que vieram conhecer a nova unidade que frequentarão em 2020.
As duas unidades escolares mantêm uma parceria de trabalho onde fazem interação com diversas atividades, como contação de histórias no desenvolvimento do Projeto Leitura, da EMEB Paulo Renato, e a integração dos alunos ao final do ano letivo, quando a Sebastião Bezerra Lins se dispõe a levar os estudantes para conhecerem sua nova escola.
As duas gestoras conseguem desta forma a parceria entre si e o acolhimento e bem-estar das crianças para o começo do ano letivo, momento importante nesta fase de mudança para os baixinhos. A atitude permite que os alunos vivenciem essa interação e, ao mesmo tempo, garante o despertar da confiança estudantes para a mudança de escola.
A diretora Madalena, da escola Paulo Renato recebeu, acompanhou e direcionou os pequenos pelos espaços, levando-os para conhecer os funcionários e todas as dependências da unidade, trocando conversas e risos com as crianças.
Eles exploraram cada cantinho e realizaram diversas perguntas quando adentravam as salas de aula e ainda proporcionavam grande alegria aos alunos de nossa escola que se encantaram com os menores e muitos ainda tinham irmãos ali para tornar mais caloroso esse encontro. Os pequenos cumprimentavam a todos e observavam atentamente tudo o que podiam nas paredes e entorno da escola.
Após esse momento, retornamos ao pátio onde os visitantes se sentaram e, como se estivessem aguardando uma merendinha no horário de recreio, ficaram ali por alguns minutos e foi neste momento que a diretora Madalena aproveitou para explorar o conhecimento das crianças a respeito da nova escola.
Ela perguntou como era o nome da diretora daquela escola e muitos ainda que receosos, respondiam baixinho, não acertando claro, pois ainda não possuem a familiaridade com a gestão.
Eu informei a eles como era meu nome e lancei uma nova pergunta “Como se chama nosso prefeito?”. Alguns arriscaram novamente e também não deram a resposta correta; após alguns instantes uma criança resolveu falar que nosso prefeito se chama Kiko. Ficou muito feliz ao certificar-se que estava correta sua resposta e lançou sorrisos para os colegas como satisfação.
E assim fomos brincando de perguntas e respostas com os pequenos que tentavam arriscar e, ao mesmo tempo, competiam para acertar cada uma delas. Em seguida, entregamos um mimo que preparamos com muito carinho para eles. Cada criança e professor recebeu um saquinho de doces para “adoçar a vida” e um livrinho paradidático para pintar.
No final, fizemos nossa sessão de fotos para marcar esse encontro, que foi apenas o primeiro de muitos que virão durante o ano letivo de 2020. E nossa visita terminou assim com gostinho adocicado.